Avaliação de impacto sonoro ambiental
Projeto: Laudos acústicos conforme NBR 10151:2019
Jun/21 a atual
Local: Brasil
Cliente: Ascenty – data centers
Cliente final: NA
Data-centers de grande porte com suprimentos de energia para cargas de missão crítica e sistemas de climatização de salas de servidores.
RESULTADOS
INDICAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE MELHORIAS CONFORME SEVERIDADE DO IMPACTO SONORO
CONFORMIDADE COM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
ATIVIDADE
Atividade de apoio como responsável de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Plano de Segurança do proLaudos de Impacto Sonoro dos sistemas geradores de ruído instalados nas áreas externas que possam gerar desconforto acústico às circunvizinhanças, sejam os zoneamentos industriais, comerciais, residenciais, rurais ou mistos, nos parâmetros da norma técnica ABNT NBR 10.151:2019, corrigida em 2020, que tem força de lei com base na Resolução CONAMA nº 1 de 08 de março de 1990. Para a execução dos laudos são coletadas informações de zoneamento urbano, leiaute das instalações, circunvizinhanças, relevo e vegetação, condições climáticas na data das medições. Os equipamentos utilizados para as medições de ruído ambiental são o sonômetro e o calibrador acústico calibrados RBC, o anemômetro, o GPS, a trena e o tripé. A escolha do posicionamento do ponto de medição pode ser pré-definida em comum acordo com o cliente, mas as condições imediatas no local é que são os fatores decisórios.
SOLUÇÕES E INOVAÇÕES
A avaliação da arquitetura existente do sistema gerador de ruído em relação à circunvizinhança, considerando os fatores de zoneamento, uso, relevo são levadas em consideração com base na experiência de engenharia de outras medições e são sugeridas possibilidades de mitigação do ruído para ajudar na escolha de fornecedores de painéis e outros dispositivos de enclausuramento acústico.